Biografia: The Exploited (1979)

No final de 1979, o punk da Inglaterra estava declinado. Algumas bandas clássicas já haviam acabado e as que ainda existiam estavam ligadas a gravadoras grandes para a época e dependiam de algum sucesso comercial para sobreviver. A solução foi experimentar sons mais palatáveis embarcando na onde do New Romantc e do New Wave. Undertones, Wirem Ultravos, Jam e até o Clash tiveram que se socializar como a a"nova onda" de Duran duran. Police, Echo & the Bunnimen e Simple Minds. O que sobrou realmente punk foi dividido grosseiramente em dois grupos: um de bandas das primeiras gerações que teimavam em fazer punk rock (Ramones, Buzzcocks, sham 69, Stiff Little Fingers, etc) e um outro grupo de bandas novas e underground. O som dessas bandas novas era bem mais cru e direto que o de seus predecessores, com visual mais agressivo e mais ou menos uniforme, letras menos "artísticas" e mais voltadas para o cotidiano de guerras, injustiças, confrontos com a polícia. Dentre as primeiras bandas dessa nova geração estavam Varukers, G.B.H., One way System, English Dogs e a mais notória de todas: o Exploited. Formada em 1979 em Edinburgo, Escócia pelo ex-milico Wattie Buchan, "Big" John Duncan (guitarra), Danny McCormack (baixo) e Dru Stix (bateria) o Exploited lançou seu primeira compacto independente em 1980, "Army Life" e logo chamou a tenção tipificando o que aqeula geração queria dizer: "Punks is Not Dead"! E isso entrou para a história não só com um lema mas também como título do primeira álbum lançado em maio de 1981 pela Secret Records. Nessa época já aparecia um contingente de seguidores fiés que formaram o "Barmy Army" (algo traduzido quer dizer "exército dos cachaceiros"). O desico caiu uma luva para os punks da époica e vendeu mais de 150.00 cópias. Na letra da música título Wattie grita que Garry Busshel (jornalista e produtor de bandas Oi! da Inglaterra) declarou o punk como morto... bem... 150.000 cópias!!! Não precisa dizer mais nada! O disco foi mais vendido entre os independentes e no final daquele ano o Exploited saiu como a banda principal da turnê Apocalipse Now junto com nada mais nada menos que Discharge, Chron Gen e Anti-Pasti. Foi com essa última que o Exploited lançou o EP Split "Dont't Let'em Grind You Down" no final de 1981. Na volta saem dois singles "Dogs Of War" e "Dead Cities", ambos ficaram entre os mais vendidos da Inglaterra e levaram a banda a apresentar-se no famosos "Top Of The Pops" da BBC, algo como um programa de auditório onde apresentavam as novas bandas maintream e eventualmente bandas punks que faziam sucesso como os Buzzcocks e o The Jam. Em seguida a banda saiu para mais uma turnê, a Dead Citites Tour, que começou na Inglaterra e passou pela Holanda, Alemanha, Finlândia, Suécia e Noruéga. Na largada, em Londres, a primeira confusão com o roadie saindo com o braço quebrado em 5 lugares! Na Holanda e Alemanha a banda foi expulsa do país depois que show terminaram em quebradeira generalizada enquanto que na Finlândia, uma fã entusiasmada (leia-se estriquinada) arrancou a ponta da língua de Wattie. Para terminar, na Noruga aconteceu o show mais curto: 3 minutos para que tudo fosse destruído incluindo instrumentos e o palco. De volta ao Reino Unido sai mais um singles, "Attack/Alternative" em abril de 1982. Danny MacCormack e Dru Stix saem da banda pouco antes das gravações do segundo LP "Troops Of Tomorrow". McCormack foi tocar com Lyres e hoje toca com o Yo-Yo's de Londres. Dru ficou 7 anos preso por assalto e depois viveu de váris empregos até virar escritos, nada relacionado ao punk. O baterista contratado pela gravadora para o buraco foi Steve Roberts. Roberts era na época o baterista no UK Subs e só não tocou em duas músicas desse disco: Germs e Sid Vicious Was Innocent onde já apareceu o novo membro official, Danny Heatley (ex-Satellites). Gary Campbell entrou para tocar baixo. Graças a um acordo com a gravadora Virgin (mesma que lançou os Sex Pistols e Iggy Pop) que fez a distribuição do "Troops of Tomorrow" para a Secret Records, o disco vendeu muito bem chegando a ser o número 17 entre os mais vendidos durante 12 semanas seguidas. A capa desse disco é típica do Heavy Metal da época refletindo a tendência da banda em soar mais pesada e tornando óbvia a influência do Exploited nas bandas de thrash metal que começavam a aparecer. Depois desse disco aconteceram mudanças importantes: o contrato com a Pax Records e a sáida de Big John Duncan. Big John, que era uma das principais figuras no Exploited, seguiu a carreira musical intensa tocando em várias bandas famosas na Escócia como Blood Uncle e Goodbye Mr. McKenzie. Depois entrou numa banda pop conhecida na Inglaterra nos anos 80 chamada Gay Bikers On Acid e excursionou tocando guitarra numa turnê do P.I.L.. Em seguida veio uma passagem como roadie e guitarrista de ensaios com o Nirvana. Atualmente Big John mora em Amsterdam e toca com o Petrol 3. O novo guitarrista, Karl "egghead" Morris, tocou com o Broken Bones, Uk Subs e hoje em dia toca com o Billyclub. Gary Campbell também deixa a banda e Danny Heatley vai tocar com o The Pogues. Entram Billy e o irmão de Wattie, Williw Buchan. Com essa formação o Exploited lanaça Let's Start a War (said Maggie one day) em 1983. Como Karl ainda estava muito "cru", Big John foi chamado para essas gravações sem receber créditos no disco. Esse talvez seja o disco mais depois de Punk is Not Dead. A começas pela capa clássica com a caveira moicana que virou marca registrada. Além disso, o material gravado é perfeito, músicas como Rival Leaders e Insanity davam uma boa idéia do que era o Exploited para quem estava tendo o primeiro contato. Isso foi a realidade de muitos brasileiros quando esse disco foi lançado por aqui pouco depois. Em 1984 Billy sai para a entrada de Waine e com essa formação o Eploited faz uma excursão antológica pelos Estados Unidos. Na volta mais uma troca de gravadora, sai Pax, entra Konexion Records onde é lançado o disco "Horror Epics" já no começo de 1985. O disco mantem o mesmo estilo de Let's Start a War e a melhor música é um ataque explícito ao governo da época e sua primeira ministra: "Maggie" Thatcher. No final desse mesmo ano sai o LP ao vivo "Live At The Whitehouse" com gravações feitas na excurção americana em Washington DC. O novo contrato com a gravadora do GBH, Rough Justice, trouxe um EP que foi lançado no Brasil em 1986: "Jesus Is Dead". Nesse disco mais troca de integrantes, ficam os irmãos Ducham, entra Nig na guitarra e o baixista do Combat 84, Deptfor John. O EP tem 4 músicas e inclui "Politicians" com Wattie fazendo uma ligação para o presidente dos Estados Unidos. De queba, Wattie toca baixo em algumas faixas no clássico disco "Where Legend Began" do English Dogs. No ano seguinte o Exploited mantém o ritmo de shows pela Europa apesar da saída de Deptford John que vira roadie do Uk Subs, mais um membro em comum dessas bandas. Em seu lugar entra Tony para gravar mais um disco de primeira, "Death Before Dishonou". Nele o som está cada vez mais atual e agressivo com uma capa estrelando adivinh quem... "Maggie" Thatcher! O próximo disco foi o EP "War Now" de 1988. Nele toca o novo baixista, ex-Mad Frogs, Mark Smellie ou Smeeks para o íntimos, que entrou no lugar de Tony. Logo em seguida Willie Buchan também sai para entrar o novo baterista Tony. Completando a lista de nomes bizarros, sai Nig, entra Gogs na guitarra. Com essa formação sai "The Massacre" em 1990 cujo título dá uma boa idéia do conteúdo e dispensa comentários. Ks resolveu deixar a banda e virar técnico de palco de uma casa de show em Edinburgo e montar sua banda Evol Edna. Os outros integrantes resolveram tomar seu caminho mas Wattie logo chamou seu irmão, o baixista Jim Gray e o guitarrista Jamie Buchan. Com essa formação a banda gravou o sublime "Beat The Bastards" que foi lançado em 1996 ainda pela Spitfire Records. O novo disco foi considerado um dos melhores da carreira e consagrou o Exploited agora na nova geração que estava tendo que se conformar em ter porta-voz o Rancid com seu visual "punky" quena melhor das hipóteses prega uma rebelião juvenil embalada com o cinismo vazio e destrutivo da MTV. O Exploited é a realidade, é violento e transmite uma mensagem elevante, faz alguma diferença. Mais que isso, nesse disco o Exploited mostrou que continua atualizado e influente sem se vender ou baixar a cabeça para ninguém. Retrospectivamente, a trajetória é clara, todos os discos são diferentes no estilo musical e atuais nas mensagens, ditando estilos em diferentes épocas sem seguir nenhum estritamente. Logo Mike entra no lugar de Jim Gray que sai para ser vocalista e tocar guitarra em sua própria banda, Tension, que lançou o primeiro disco em 2000. Mike havia tocado em várias bandas desconhecidas na Escócia assim como o novo guitarrista Robbie.


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