Entrevista: Jonny Maquei
 A tradicional pergunta que todos fazem ao iniciar uma entrevista! Como se originou a banda??? Quem a forma e quem já a formou?
O grupo vem se reunindo para levar um som desde abril/março de 2000, mas foi a partir do mês de setembro, do mesmo ano, que a banda começou a se apresentar pela cidade do Rio(RJ) divulgando o trabalho. Jonny Maquei nasceu e mudou sua formação no final do ano de 2002 com um novo guitarrista e um baterista. Depois de alguns meses parada a banda se reuniu com a formação antiga, (só que sem o Rodrigo Soldado) e atualmente, agosto de 2004, voltou a se apresentar. Esses foram todos que já estiveram no Jonny Maquei: Luciano Mattos, vulgo Jonny Maquei - (Voz), Salles - (Bateria), Fernando Mattoso - (Baixo), Horacio Junior - (Guitarra), Rodrigo Soldado - (Guitarra), Peter Strauss - (Guitarra), Nicolas Edgar - (Bateria). Uma formação gravou o primeiro CD e outra gravou o segundo CD. Atualmente a banda é composta por: Horacio, Luciano, Fernando e Salles.

 Qual o estilo tocado pelo Jonny Maquei e quais as principais influências?
Além do ROCK, as preferências musicais dos integrantes são as mais variadas e essa diversidade sintetiza o som da banda. As influências da banda vêm da influência de cada integrante e vão do rock 60/70 passando pelo funk, ska, reggae, mas sem procurar se encaixar ou limitar à qualquer vertente, sempre tentando explorar novas sonoridades, já que os gostos dos integrantes são bem variados e sempre levados em consideração na criação das músicas. Agora o estilo que agente roca se enquandra melhor no rock, mas já chamram agente de pop e de muito pesada... os dois estilos.

 Fale um pouco dos trabalhos da banda:
Começamos a ensaiar as antigas músicas para o pessoal ir treinando e porque ficamos parado por 14 anos, quer dizer o pessoal que está curtindo hoje em dia , não conhece bem o LOBOTOMIA, entao o nosso setlist é montado nas antigas músicas... mas é claro que estamos fazendo novas músicas pois ainda queremos lançar um cd logo, logo

 A banda já tem 2 CDS lançados, fale um pouco como foi produzido.
O primeiro foi todo produzido pelos amigos. A música "Base 1" foi gravado no ensaio no estúdio Bella Blue em janeiro de 2001 por Fernando Prado e Peter Strauss. "Vendido", "Churrascaria" e"Guarda Roupa" foram gravadas no Estúdio Hot por Fernando Prado, Maurice Velte e Peter Strauss. Mixado por Peter Strauss.
O segundo foi todo Produzido pela própria banda, "Jonny Maquei e A Ironia Bem Intencionada", foi gravada no Estúdio Selva (RJ), exceto a bateria que foi gravada no Estúdio Fórum (RJ) entre os meses de janeiro e outubro de 2003 por Peter Strauss e Maurice Velte. Mixado por Peter Strauss. Participação especial de TUNINHO, no pandeiro em "Homem Feliz".

 O Jonny Maquei teve alguma dificuldade financeira para lançar esses CDs? Quais as principais dificuldades enfrentadas pela banda?
É. não foi por acaso que os dois CDs foram produzidos pela banda e por amigos, pois a cultura independente no geral é muito abandonada não somente pela midia mas pelo próprio público.

 O que o Jonny Maquei pretende passar ao seu público?
A banda é uma voz querendo ser ouvida, voz essa que acredita na arte não somente como expressão, mas como uma forma de conscientização. Usar a música não apenas para expressar sentimentos, mas também para divulgar pensamentos.

 Essa pergunta é mais pessoal, você segue algum tipo de ideologia?
É bem pessoal mesmo pois isso eu so poderei responder por mim mesmo, e não pela banda... mas eu particulamente não me enquadro em nenhuma ideologia formada mas tenho minha própria ideologia, uma ideologia apocaliptica, se é que existe isso. Onde estamos próximo do juízo final e que devemos nos unir, por um mesmo ideal seja lá qual for mas que tenha que ser pro bem.

 Você com esse ideal, o que acha do sistema mundial?
O sistema está errado desde o dinheiro, a justica... os esteriotipos ...na cultura gastronomica... tudo tudo mesmo ... rs.rs. Veja um trecho de uma música nossa: "Quanto tempo falta pra gente ocupar o último espaço da Terra que restar? Quanto tempo leva pra conscientizar mais de um bilhão de pessoas? Quanta falta faz alguém que traga paz em vez de guerra para os nossos dias? Alguém me disse que a vida é curta demais pra mudar o mundo deixado por nossos ancestrais. Eu já perdi as contas de quanto tempo falta? Quanto tempo leva? Quanta falta faz? Um tempo pra levar a falta de esperança pra longe do alcance de pessoas preguiçosas como eu, que conseguem jantar vendo TV, preguiçosas como eu, e depois dormir como um bebê. Mas enquanto o mundo não acaba a cidade segue a sua antiga rotina, e se você tem dinheiro pra gastar a mãe natureza é uma puta na esquina de pernas aberta e triste por saber que ela sempre vai dar e nunca receber desses ingratos seres pensantes que dependem delas pra viver, mas não lhe dão valor."

 Voltando a banda, quais as principais metas alcançadas pela banda?
Olha, tocar ao vivo para um público de rock onde todos estao dançando freneticamente e quando a banda entra no palco todos sentam e prestam atenção para nos é uma grande conquista. Mas sem desvalorizar que os dois CDs tambem são. Já tocamos num programa da TV também, e quase que o diretor tirou a gente do ar por falar que o carioca caga em suas águas. rs.rs. A banda gosta de tocar, fazer show. Isso é que nos da mais prazer na música.

 Porque o nome Jonny Maquei?
Pode parecer doidera mas é porque soa bem. rs.

 Em relação ao preconceito, tanto musical tanto racial, você acha que existe preconceito na cena independente? Como ele pode ser combatido?
O preconceito esta em todos os lugares, não existe um refugio e está de todas as formas, se você é gordo , se usa óculos, onde mora. Espero que exista uma forma de combater isso sem fazer guerra.

 O Jonny Maquei já sofreu algum tipo de preconceito?
Estou tentando me lembrar mas acho que não, o pessoal underground sempre nos recebeu muito bem, muito deles é que fazem o que ela é hoje.

 O que você acha de cena underground brasileira?
Assim como você está nos dando essa oportunidade, que nos agradecemos muito, o espaço underground no Brasil tem que fazer mais isso: se ajudar. Ao ponto de chegar a proporções gigantescas para dar o que falar. Aí a gente vai incomodar

 Mas se é underground é justamente pra ser under, você gostaria que o underground explodisse que nem o pop, reggae e tecno?
Mas isso é um preconceito teu, você nao acha? nem tudo que é moda tem que ser ruim. Uma banda underground que faca sucesso não deixaria de ser under. O que eu quiria dizer com explodir era não ter que passar dificuldades financeiras e poder viver de música.

 Desculpe acho que você entendeu errado é que underground é under (baixo) é menos conhecido assim que uma banda passa a ser famosa ela sai do underground, CPM22 um dia já foi underground hoje eles são populares, eu não quis dizer que tudo que é moda é ruim. Vocês se identificam com qual banda?
Eu gosto do charlie brown jr. mas isso é particular pois ninguem da banda gosta, eu gosto pela atitude e é isso que falta no rock n roll de hoje, CPM22 tem um som maneiro mas as letrinhas. (rs.rs) é uma merda!

 Concordamos, apesar de Charlie Brown Jr. estar fazendo propaganda pra Coca-Cola eles sempre tiverem uma mensagem pra passar e também sempre apoiaram o skate, que eu ando!
Pode cre, eu ando de bike. (rs)

  O som de vocês e semelhante de alguma outra banda?
Não, a gente nao segue uma tendência ou um estilo.

 Da onde surgio a idéia de montar uma banda?
A banda na verdade era um encontro de músicos para simplismente praticar. (rs) é. Somos três guitarristas um freestyle e um baterista depois é que um guitarrista pegou o baixo e começamos a ter show pra tocar aí sim virou uma banda.

 Vocês fazem parte de algum movimento ou ligação ?
Sim, "MUTIRÃO DOS ALIENISTAS", um grupo de bandas que se reuniu para juntos tocarem em casas alternativas do Rio. Tem também o todas as tribos.

 Vocês colocam religião no meio de suas musicas?
Religião, não

 O que você acha do rock brasileiro?
Eu acho que o rock perdeu as suas raízes e caiu no chão, pois as bandas de hoje não tem mais a atitude que fez rock o que ele é hoje.

 Pra finalizar, deixe uma mensagem:
Escutem o som do Jonny Maquei!


Voltar