Entrevistas: Calibre 12
Por Bruno Feijão Genaro
O Calibre12 já tem passagem pelo ZineKaos porém a entrevista foi feita por outra pessoa e foi no começo do ano passado. A banda já está a um bom tempo aí na cena punk, fale um pouco da história, como era a banda na época e como é ela atualmente...
Antigamente as coisas eram difíceis de todos os aspectos: tinha a falta de lugares pra tocar, as brigas de tribos, e muita gente não conhecia o som também, o começo do Calibre12 era aquela coisa de quatro amigos tocarem para se divertir e ao mesmo tempo divulgarem as idéias de união anarquia e também tentar divulgar o próprio HC punk!
Neste tempo todo de banda houve alguma mudança na formação?
Puxa!!! Várias, eu mesmo sou o 25º guitarrista (rs), mas esta formação que está hoje (Visceral , Oscar, Abdalla e Naval) já toca junto a mais ou menos sete anos, tinha um outro guitarrista também, o planalto que saiu faz 2 anos.
Quem fazia parte da "Irmandade Punk"?
Só o Naval, tinha também os outros membros das formações antigas da banda que também eram da Irmandade.
A "Irmandade Punk" não existe mais?
Faz tempo que acabou, quase uns 10 anos.
O Calibre12 e seus membros seguem alguma ideologia específica?
Somos todos libertários anarquistas.
Vocês acreditam que a anarquia pode ser implantada no sistema em que vivemos?
Sim, anarquia se vive dia-a-dia, a auto-gestão, a união e o respeito mútuo podem sim ser aplicado dia-a-dia no mundo todo.
O que o movimento punk representa pra você?
Representa toda uma história do hc e punk rock mundial, toda uma cultura alternativa, o lance das demos gravadoras independentes tudo isso veio do movimento punk, os zines, esse site de entrevista, a ideologia anarquista tudo isso é punk.
Quais as influências do Calibre12?
Muitas, todos na banda curtem Exploited, Misfits, Bad Religion, Motorhead, Slayer, Zumbis do Espaco, e cada um também gosta de coisas peculiares, eu por exemplo curto música clássica, o Oscar gosta de jazz e o Naval ama Bob Marley.
Quais foram os melhores e os piores shows do Calibre12?
Cara, são muitos. Os mais atuais que foram muito bons foram ano passado quando gravamos e tocamos com o Discharge, um som que fizemos com o Blind Pigs também, os festivais que fizemos, e todos os shows que fizemos no interior também foram do caralho, teve a Feira Mix em BH que foi ótimo também, enfim, são muitos. Agora show ruim mesmo foi um no Rio de Janeiro uns 4 anos atrás e tem também aqueles shows que os caras não sabem divulgar.
O que você tem pra falar sobre a morte do Donald, vocês se conheciam???
Sim das antigas éramos muito amigos, mas ele e o pessoal do GritandoHC nos sacanearam e nos traíram então nós não falamos mais com eles, mas fora isto, a morte dele foi uma tragédia porque eles tinham muitos fãs e foi uma coisa de erro médico o que agravou a tragédia.
Muitos dizem que o Calibre12 é o sucessor do Olho Seco, o que você pensa a respeito disso?
Eu acho que nós somos os sucessores do hc do Brasil, quer dizer: nós estamos continuando uma coisa que começou a mais de 20 ano atrás e que o Olho Seco fez parte também, eu adoro Olho Seco e é claro que eles nos influenciaram muito, eu fico muito honrado de ser comparado a eles.
E aquela história que no show do Exploited uns anarcos estavam entregando panfletos no qual dizia que o Calibre12 e o Exploited eram fascitas, fale um pouco sobre isso...
No show que a gente fez com eles (Exploited) no Hangar110, acho que uns 4 anos atrás, os anarcos picharam nas paredes das ruas que o Exploited era fascista e tals... mais o lance deles com a gente é porque nós tocamos alguns covers deles de vez em quando é uma associação errada porque os caras não são nada disso que eles falam e nós também não.
Qual a diferença dos anarquistas (assim como vocês) e os anarco-punks? Vocês não apoiam o anarco-punk?
Na verdade o nome anarco-punk quer dizer um punk anarquista que é o que a banda sempre foi, anarquista e punk. Eles os anarcos vieram depois com esse nome e com algumas idéias diferentes, eu não conheço muito a idéia deles e pra falar a verdade nem me interessa o que interessa é que eu e minha banda somos anarquistas e libertários não somos nada disso que eles falam da gente por aí.
No fotolog da banda já faz algum tempo, falaram sobre o DVD (do Calibre12 no show do Discharge) e sobre o relançamento do "Victimas da Podridão". Vai rolar tudo isso? Quando?
Isso tudo já está sendo programado, fará no meio do ano. Na real o primeiro cd ainda não foi relançado por causa da gravadora que tava com problemas para mandar prensar e o áudio do dvd foi finalizado neste fim de semana, eu acho que vamos lançar o cd ao vivo primeiro depois o terceiro cd que iremos gravar agora no final e março depois vamos lançar o dvd home video.
Quantos trabalhos o Calibre12 já lançou (CD, DVD, Clipe, ou qualquer outra coisa)? Comente sobre os albuns...
Temos nossos cds, "Victimas da Podridão" e "Resistiremos até o fim" mais o primeiro trabalho foi na coletânea sp punk que gerou o clipe "Victimas da podridão", nos temos também um outro clipe na net da musica "anti-mídia", também fizemos participação nos tributos ao Poison Idea, Olho Seco, Inocentes, nos também tivemos participação no tributo ao Motorhead e ao Ramones mas não saiu.
Deixe uma mensagem pra finalizar:
Queria agradecer a você pela oportunidade e agradecer também a todos que nos apóiam vão nos shows compram nosso material e a todos os amigos de bandas que tocam conosco por ai valeu mesmo!


Contatos:
e-mail: visceraltiago@hotmail.com - oscake@uol.com.br



Voltar