Entrevistas: Ação Direta
Por Bruno Feijão Genaro

Pra começar, fale um pouco de como se originou o Ação Direta, afinal já são mais de 15 anos de banda (me corrija se eu estiver errado)...
Cara, o AÇÃO DIRETA surgiu em 1987, na época como um trio. Na época eu (Gepeto) tocava guitarra e dividia os vocais com o baixista Deni. Ficamos como um trio de 1987 a 1990, quando após algumas mudanças a banda passou a ser um quarteto. Desta época ficou registrada a demo tape TEMOS QUE AGIR e também nosso primeiro trabalho em LP na época, o "RESISTIREI!!!". Muitas coisas aconteceram de lá para cá e agora em 2005 começamos a comemorar 18 anos de estrada o que para nos e motivo de muito orgulho. Nesses anos tivemos a oportunidade de conhecer diversas pessoas que se tornaram grandes amigos, conhecemos diversos lugares e culturas diferentes que nos enriqueceram como pessoas, como seres humanos, saca? Fizemos shows por várias cidades e estados brasileiros e também uma tour pela Argentina e quatro pela Europa. Hoje continuamos tocando e produzindo material novo sempre trazendo idéias e elementos novos e contribuindo para o crescimento da cena alternativa brasileira.
Como se define o estilo do Ação Direta, Hardcore ou Crossover? Quais as principais influências da banda?
Cara, é muito difícil definir um rótulo para nossa música, pois estando a 18 anos na estrada sofremos influências diversas. Claro que o som pesado vem em primeiro lugar, mas gostamos também de outros estilos de música. Creio que somos uma banda de HARDCORE sem duvidas mas com forte pegada no CROSSOVER, principalmente misturando o HARDCORE com METAL e GRIND! Poderia citar como influência bandas como MOTORHEAD, GBH, SLAYER, AGNOSTIC FRONT, BALCK SABBATH, SEPULTURA, CÓLERA, RATOS DE PORÃO, GARAGE FUZZ, HERESY, DISCHARGE, ANTI CIMEX, NEW MODEL ARMY, RACIONAIS MCS, DRI, BIOHAZARD, WOLFPACK, WOLFBRIGADE, SICK OF IT ALL, PUNK ROCK, HARDCORE, CROSSOVER, RAP, GRIND CORE, CRUST, ROCK N ROLL etc.
O Selo Razura Records lançou um CD em tributo ao Ação Direta, o que você achou do CD e qual música você mais gostou?
O selo RASURA RECORDS sempre apoiou a AÇÃO DIRETA e outras bandas aqui da região do ABC e de outras cidades também. Quando eles nos comunicaram sobre esse projeto ficamos muito orgulhosos e demos sinal verde para eles trabalharem. O CD é muito bacana e o cast de bandas e para deixar qualquer banda homenageada muito orgulhosa. O mais legal de tudo e que todas as bandas são amigas nossas e realmente gostam e respeitam o nosso trabalho. Cara, curto todas as versões MACAKONGS 2099, FODA-C, PROTESTO SUBURBANO, ARMAGEDOM, AGROTÓXICO. Enfim só bandas de responsa.
A Ação Direta já tem quatro passagen pela Europa, certo? O que mudou desde a primeira vez que vocês foram pra lá até a ultima? O Ação Direta já está com um nome forte lá? Vocês pretendem voltar para Europa este ano?
Cara, fizemos quatro tours pela Europa, em 1997, 1999, 2001 e a ultima agora no final de 2004. Tivemos vários trabalhos lançados lá e o público cresceu sim, mas é muito difícil para uma banda underground como a nossa mater um trabalho mais intenso de tours todo ano por lá saca. Por isso não da para saber ao certo como andam as coisas por lá, se vamos fazer outra tour em breve, etc. É claro que pretendemos voltar logo que possível, mas agora nossa prioridade e a gravação do CD novo e todo o trabalho de divulgação que ele vai exigir, além de que vamos iniciar as nossas comemorações de 18 anos após o lançamento dele, então prevemos que só após esse periodo todo e que vamos pensar em Europa novamente.
Por que vocês optam por letras em Português? Quem escreve as letras, e quais os principais temas abordados?
Cara, desde o inicio optamos por letras em Português, pois combinam com o nosso estilo de som e temos uma preocupação em passar informações e mensagens em nosso trabalho. Não temos absolutamente nada contra as bandas que compõem em inglês, mas a AÇÃO DIRETA é em Português, pois queremos que a galera entenda tudo que esta sendo dito e acho que soa legal, saca? Eu escrevo a maioria das letras da banda e curto muito misturar filosofia, política, religião, existencialismo, comportamento humano e temáticas cotidianas sempre instigando as pessoas a pensarem, questionarem, negarem, se expressarem etc. Procuramos mostrar caminhos diferentes e alternativos sem palavras de ordem nem imposicões.
Fale um pouco sobre o split lançado com o Contrasto no ano passado.
Antes de embarcarmos para nossa tour, gravamos uma demo com algumas músicas novas para testar sonoridades, as músicas e tal. Essa demo acabamos destrinchando e usando o material em diversos lancamentos. Teve esse Split com o CONTRASTO da Itália, pela Peculio. teve um Split na Holanda com o SHIKARI pela UPS e teve também um Mini CD na Inglaterra ao lado da banda INTHESHIT! Todos são lançamentos com tiragem limitada e curtimos muito todos eles. O Split com o CONTRASTO traz também uma versão nossa para a música DEAD HEADING dos suecos WOLFPACK.
A Ação Direta tem o clipe da música "Pesadelo", fora este clipe, a Ação Direta tem mais algum clipe lançado? Pretendem lançar mais Comente um pouco de como foi a produção do clipe "Pesadelo".?
Além do Clipe da música Pesadelo, temos outro clipe da música "Chi ci vuole morti....ci fa piu forti" do CD INTERVENÇÃO, mas nunca divulgamos. Creio que num futuro DVD devemos utiliza-lo. O clipe da musica Pesadelo foi filmado pela Produtora Guerrilha Filmes e filmAdo em Paranapiacaba/SP num cemitério de vagÕes da rede ferroviÁria. As outras imagens sÃo de Bush e desta absurda guerra no Iraque. O clipe teve uma excelente exposição passando diversas vezes na MTV, TV Cultura, amostras de cinema alternativo e um forte intercambio via internet.
Tirando a tour Européia, fale sobre alguns show que marcaram a carreira do Ação Direta.
Cara, falar sobre um show especifico e muito difícil, mas alguns shows acabam entrando para a história, saca? Poderia citar nossa festa de 16 anos la no Black Jack com o SOCIALCHAOS e o CLAUSTROFOBIA. Outro momento marcante foi no HANGAR 110 junto com o OLHO SECO e AGNOSTIC FRONT. Outro também no HANGAR 110 junto com o DISCARGA, RATOS DE PORAO e DISCHARGE! O festival FIM DO MUNDO e outros também fizemos uns shows memoráveis na Europa dividindo palco com nomes como SEEIN RED, FORÇA MACABRA, CRIPPLE BASTARDS, ACCION MUTANTE e outros. Cara, os shows que fizemos na Croácia e na baixada Fluminense estão entre os mais sinistros e instigantes que fizemos também.
Fale um pouco de como era a cena independente de 18 anos atrás e como é atualmente... O que mudou, piorou e o que melhorou?
Cara, muitas coisas mudaram nesses anos todos. Particularmente acho que hoje esta tudo melhor, pois temos melhores equipamentos, melhores produtores, estúdios, espaços para shows e muitas bandas legais. Também temos hoje um enorme intercambio com outros países e estados e tours undergrounds acontecendo todos os meses do ano. A melhor coisa que aconteceu nestes últimos anos foi a extinção das guerras tribais, pois nos anos 80 era muito complicado conseguir curtir seu som, seu visual e suas idéias sem correr riscos. Hoje as galeras estão mais próximas, mais coletivas e as coisas tem funcionado bem. O único lado meio negativo hoje em dia e a falta de uma ideologia mais engajada com certas coisas e alguns pára-quedistas que chegaram querendo faturar alto com a novidade, saca? Mas no geral sem saudosismos baratos, hoje estamos colhendo frutos de muitas coisas que batalhamos, o que e motivo de muito orgulho também.
De quem foi a idéia do nome Ação Direta? Comente um pouco sobre a escolha...
Quando iniciamos a banda estávamos pensando num nome que representasse a nossa proposta tanto ideológica quanto musical. Aí, nosso antigo baterista, o Panda que fundou a banda junto comigo veio com essa sugestão de nome. Na verdade a AÇÃO DIRETA era uma banda que não passou do projeto inicial de uns punks da época e como eles não levaram adiante a parada ele pegou o nome e batizamos a banda. Significa ir direto na raiz, localizar, focar e executar. Mas também costumamos dizer que e o nosso estilo de vida Estilo de vida é AÇÃO DIRETA.
Vocês eram punks na época. Vocês ainda seguem essa ideologia?
Cara, a história da AÇÃO DIRETA é muito louca. Éramos punks sim, mas desde o início convivíamos com a galera do metal, que eram nossos amigos. Inclusive dividimos os ensaios com a banda HAMMERHEAD durante os 3 primeiros anos da banda. Hoje a banda é formada por pessoas que curtem muito punk, hardcore, metal, rap sem preconceitos, sem richas e isso reflete diretamente na nossa música, saca? As nossas ideologias são as mesmas cara! Liberdade, paz, respeito, coletividade, arte, igualdade e MÚSICA VERDADEIRA SEMPRE!
Que opinião você tem sobre mp3, e a ajuda que a internet traz na divulgação das novas bandas?
Cara, sou a favor do mp3. Quem quiser baixar as musicas da AÇÃO DIRETA que fiquem a vontade! A internet tem tido um papel fundamental para a difusão da música independente. Quando eu falo independente não falo só de HC, PUNK, METAL não. Tem JAZZ, MPB, RAP etc. Todos tem usado esta ferramenta para poderem divulgar os seus trabalhos. Pau no cu destas grandes corporações que querem lucrar absurdos, explorando os artistas e bandas. Eles sim estão se fudendo na mão dos piratas, mas os CDs independentes chega direto do autor para o consumidor e estão livres de vários impostos absurdos, de vários atravessadores e tal. FREE MP3!
O que você tem ouvido ultimamente? Tanto nacional quanto internacional...
Cara, tenho ouvido muito RACIONAIS MCS Chora agora Ri Depois, GARAGE FUZZ The morning walk, MOTORHEAD Rock N Roll, SLAYER Good hate us all, AGNOSTIC FRONT Another Voice, SOCIALCHAOS / AUDIO KOLLAPS Split, NITROMINDS Lets start our revolution, SOCIEDADE ARMADA Ordem e progresso, SIN DIOS Ingovernables e outros.
Quais as bandas que você citaria como destaque nesses ultimos anos?
Cara, tenho acompanhado muito a cena nacional e destacaria SOCIALCHAOS, CALIBRE 12, PRESTO?, PAURA, QUESTIONS, AGROTÓXICO, PERIFERIA S/A, SUBCUT, SUBTERA, CLAUSTROFOBIA, TORTURE SQUAD, DISCARGA, I SHOT CYRUS, GARAGE FUZZ, CÓLERA, RATOS DE PORÃO, IMMINENT CHAOS, NO REST, JUVENTUDE MALDITA, SEPULTURA, NAÇÃO ZUMBI, RAPPA, RACIONAIS MCS, RZO, B-NEGAO E OS SELETORES DE FREQUENCIA, NITROMINDS, NECROMANCIA, COLLAPSE NR e outras.
Deixe uma mensagem pra finalizar:
Gostaria de agradecer a você pelo espaço e dizer que sempre demos a maior atenção e tivemos o maior respeito por veículos de divulgação underground, pois foi através destes veículos que colocamos o nome da AÇÃO DIRETA na cena! Espero que vocês continuem sempre abrindo espaço para as bandas nacionais novas e antigas! Grande abraço e lembrem-se sempre: PAZ, COLETIVIDADE E RESPEITO.


Contatos:
site: www.acaodireta.cjb.net
e-mail: bombardeiodistro@bol.com.br

Voltar