Banas Novas: Entrevistas: Condessa Safira
Por Camila Longo

Quem são vocês?
Nós somos a Condessa Safira, banda de São Paulo. A formação é Jups (vocal), Breno Bolan (baixo e backin vocal), Bruna Mariani (guitarra e backin vocal) e Aécio de Souza (bateria).
Quando a banda começou?
Breno Bolan: A banda começou logo após o Rock In Rio em 2001, com uma outra formação, da qual só eu restei. Durante cerca de 8 meses ensaiamos como trio e sem a vocalista. Em outubro de 2001, encontramos a nossa primeira vocalista que ficou pouco tempo na banda e depois foi substituida pela Jups e assim a banda foi mudando até chegar a essa formação!
Como surgiu a idéia de montar a banda?
Breno Bolan: Então, quando eu saí do Cybe-Jack, eu estava com um monte de letras em português prontas e precisava de uma banda. Conversei com algumas pessoas e montei a Condessa Safira que foi idealizada desde o começo como uma banda de Rock em português, com vocal feminino e boas letras. Somente hoje eu posso afirmar que a banda é o que eu tinha pensado! Demoramos muito tempo pra encontrar as pessoas certas, se é que isso existe, mas acredito que numa banda isso tem que existir. Nem que demore. Se não rolar a química entre os integrantes e o som não for verdadeiro é melhor ficar em casa. E hoje nós temos isso, muita química e afins.
Como surgiu o nome da banda?
Breno Bolan: Existem duas versões do motivo do nome da banda. Na verdade eu tive um sonho que me dizia que o nome da banda tinha que ser Princesa "alguma coisa", mas eu acho que Princesas são tolas na sua grande maioria e mudei pra Condessa. O Safira apareceu porque eu gosto de bandas com 2 nomes e acho Safira um puta nome legal, é o nome de uma pedra preciosa, mas também pode ser o nome de uma garota, o nome da Condessa ou o nome do travesti que teve um breve, porém intenso relacionamento com um ex-integrante da banda. Esse travesti chamava-se Safira e era uma ruiva, alta, magra e meio sardenta!
Qual foi o ideal de vocês ao montarem a banda?
Bruna Mariani: Ah, a Condessa veio com a intenção de resgatar as letras e os ideais das grandes bandas de Rock, mas com a sonoridade do novo milênio.
Breno Bolan: O nosso ideal é de tocar Rock N´Roll de verdade, como aprendemos, como bandas como os Ramones, Guns N´Roses ou Rolling Stones. E junto escrevemos letras que falam de nossas experiências de vida, tanto as boas, quanto as ruins, todas intensas e verdadeiras, letras que podem ser sobre uma paixão passageira ou sobre depressão, solidão, tudo que nos cerca e não queremos esconder.

Vocês têm site ou alguma coisa assim?
Estamos com projetos pro novo site que logo mais estará no ar. Por enquanto temos:
http://www.fotolog.net/condessasafira/
http://www.tramavirtual.com.br/condessa_safira
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=216956
Quais as bandas que influenciam vocês?
Bruna Mariani: O som tem influências de bandas brasileiras como Sex Beatles, Autoramas, Penélope, Lobão, Cazuza, Marina Lima, Capital Inicial e Paulo Miklos e internacionais como Guns N´Roses, The Donnas, Iggy and The Stooges, Sahara Hotnights, The Runaways, Nirvana, No Doubt, Oasis, The Beatles e The Rolling Stones.
Breno Bolan: Nós ouvimos muitas bandas diferentes, mas sem uma banda do Rio chamada Sex Beatles, a Condessa Safira não existiria. Além deles, as principais influências da banda são os Autoramas, Lobão, Cazuza, Guns N´Roses, Ramones, Marina Lima, Rolling Stones, Paulo Miklos, Sahara Hotnights, Donnas, Oasis, enfim, bandas de Rock N´Roll e compositores que de uma forma ou de outra mudaram e ainda mudam as nossas vidas.

Quais as bandas independentes que vocês ouvem e as que também influenciam vocês?
Breno Bolan: Hoje em dia existem muitas bandas legais no cenário independente, eu gosto muito da Drosóphila, das Touching Lips, inclusive, nessas duas bandas eu ajudei em algumas composições que eu amo, além deles, eu gosto dos Autoramas, Rock Rocket, Cyber-Jack, Forgotten Boys, KiLLi, Upset Kids, Plazma, Motores, Bastardz e a minha outra banda, o Burlesque Playhouse.
Bruna Mariani: Além dessas bandas que o Breno citou, que são todas muito legais, tem também uma banda de Belém do Pará chamada Vazio que eu gosto muito.

Quando sai a demo de vocês?
Bruna Mariani: Estamos em fase de produção no momento, mas a previsão é de que em Agosto já estaremos com tudo pronto.
Breno Bolan: É isso aí, no segundo semestre teremos o nosso cd com um novo site e muitas outras novidades, porque o ROCK não pode parar, nunca!.


Queria agradecer a Bruna e o Bolan por dar a entrevista para nós do zine, que foi muito divertido, são duas pessoas bem queridas e bem especiais e cá entre nós, FAZ UM SOM MUUUUITO BOM junto com a Jups e o Aécio.
Essa banda que cresce a cada dia mais e que tem letras lindas e como dizemos... MUITO MELHOR QUE LASANHA! Um beijo super especial para o Breno e a Bruna que colaboraram para que esse zine saísse e por serem duas pessoas que eu tanto admiro! Mais uma vez, obrigada!

Ouvindo: "drin-drean-dreams" da banda Vazio, de Belém do Pará.
*Essa entrevista foi feita para o zine impresso "Volkano"


Contatos:
fotolog: http://www.fotolog.net/condessasafira/
tramavirtual: http://www.tramavirtual.com.br/condessa_safira


Voltar