Bandas Novas: Entrevistas: Sherikans

Por Bruno Feijão Genaro

Como surgiu a banda? Já houve mudanças na formação?

O Sherikans surgiu em 2002. Como toda banda underground no inicio enfrentamos muitas dificuldades até nos acharmos na cena underground do Brasil se predominando em uma mistura de rock, hardcore, punk77 rápido, expressivo e pesado e com músicas e formação nova, estamos seguindo com o projeto Sherikans já a 4 anos. Sim já passou por mudanças na sua formação em Novembro 2005, quando o baterista Thiago e o guitarrista Lúcio saíram da banda, assim o Sherikans reentregou Torto na bateria e seguiram apenas com uma guitarra.
Como se define o som e quais as principais influências?
O som do Sherikans se define em uma música pesada, expressiva, não protestante mas expressiva, rápida... Um HardCore diferenciado! Com influencias de: Dead Fish, Angra, Legião Urbana, Bad Religion, PennyWise, Mukeka Di Rato, Ratos de Porão, Raimundos, Guns n Roses, Ozzy, Nitrominds, Iron Maiden, BioHazard Agnostic Front, dentre outras.
Quem escreve as letras e quais os principais temas abordados?
Essa parte de escrita da banda é bem versátil onde todos da banda tem o direito e liberdade para escrever letras onde são abordados temas que nós, os integrantes, acreditamos seja críticas, reflexões, fatos, satirismo onde sempre nos predominamos em expressão da banda, ou seja, a opinião em si independente de os outros acharem certo ou errado. Com tudo só ouvindo mesmo. (risos)
A banda já possui demo ou álbuns?
Dentre dezenas de gravações que terão apenas teor "hitórico" para quem curte e para a banda o Sherikans já possui musicas em quatro coletâneas e temos um EP oficial e denominado "3 Anos sem tirar O da reta!", lançado em 2005 com quatro músicas e duas bonus track.
Como é ser uma banda independente no Brasil?
Ser uma banda independente no Brasil é muito relevante, ou seja, temos que saber o que queremos de nós, da banda e principalmente de nossas atitudes para ser um banda verdadeiramente independente. Também podemos dizer que é foda, difícil e principalmente exaustivo ser uma banda independente, mas o que na vida não é. Então ser uma banda independente no Brasil é foda mas é bom, pois de um lado temos uma grande massa que não aceita o nosso estilo "gritaria" e do outro uma galera que se une não só para se divertir mas também levar o idealismo ao pé da letra em seu cotidiano... isso é ser uma banda underground, seja sonho ou não.
Comente um pouco sobre alguns shows que marcaram a história da banda.
Somando todos os quase 300 shows da banda teve alguns que marcaram positivamente ou serviu de experiência. O primeiro marcante foi no KVA com uma porrada de bandas era o nosso primeiro show aí já viu, porra não sabíamos nem o que era uma pedaleira. Para ter uma idéia era necessário um mapa de palco para a organização ai então fizemos um desenhos e escrevemos o nosso nome. Com tudo foi um show para melhor experiência pois dele que começamos a saber o que era ser banda independentes já que no dia tocou Nitrominds, Cólera e etc. Foi muito bom, dentre outros que já tomamos literalmente ovadas. Já dormimos na rua, já passamos fome. Vida de sofredor mais muito divertida. Hoje o Sherikans já é falado e lembrado em alguns lugares.
Quais os projetos para 2006?
Os planos futuros da banda é se fortalecer mais neste ano, conquistar o nosso espaço, se divertir e ter alicerses para a banda bem mais profissional e maduro em questão de produção musical e shows e etc.
Como tem sido a reação do público que assiste pela primeira vez a banda?
De espanto de imediato, mas acho que eles se acostumam e interage com nosso som, pois é bem diferenciando e depois é muito bate cabeça e diverção e atitude que é o que eles esperam de nós no palco e nós deles nas ruas.
Desde que a banda iniciou suas atividades o que mudou e o que piorou? Está mais fácil para divulgar o trabalho e ter um apoio?
Bem como banda independente os novos objetivos e metas são bastante dificéis de alcançar mas quando olhamos para traz e vemos aqueles garotos de 14 anos que mal sabiam tocar e muito menos tinha instrumento, que já tomou ovada e hoje é mais respeitado e levado a sério, acreditamos que com o passar dos anos mesmo com sofrimento aprendemos muito com experiências boas e ruins e o Sherikans apenas melhorou e tende a melhorar com as dificuldades, e questão de apoio sempre estamos buscando mas hoje em dia é porque existe muitas bandas boas por aí e acaba que o que equivale para a banda chegar em algum lugar é o famoso QI, além de ter bom talento. Então estamos sempre indo na frente. (risos) Porque quem corre atrás nunca ganha.
Deixe uma mensagem pra finalizar:
A importância e atitude do Sherikans está no Fazer, a banda se prevalece e cresce como nós crescemos e aprendemos na vida e mesmo que não chegue onde desejamos. Mas o caminho traçado durante esse tempo tem um valor inestimável, valores estes que renovaremos sempre que caimos e visar algo maior do que a derrota para superar a perda de um sonho que as vezes deixamos para traz..


Contatos:
e-mail: sherikans@yahoo.com.br
download das mp3: http://geocities.yahoo.com.br/sherikans/musicas.htm
Tel: (11)6581-6587
MSN: sherikans@yahoo.com.br


 
Voltar