Entrevistas:  Lobotomia

Por Bruno Feij„o Genaro


1) Pra começar gostaria de pedir desculpa por à 2 anos atraz ter publicado uma entrevista falsa com a banda Lobotomia, porém eu também fui enganado nessa história toda. Bom, fale um pouco de como surgiu o Lobotomia, por que a banda voltou?

A Banda surgida em agosta de 1984 com Caio (Vocal), Billy (Guitarra), Grego (Bateria) e Alfredo (Baixo). Nossa primeira gravação foi no "Ataque Sonoro" (Ataque Frontal) com várias bandas do cenário brasileiro de punk rock dos anos 80. Em 1986 a banda entra no estúdio para gravar o primeiro Lp individual da banda chamado LOBOTOMIA. Até então a banda passou por várias formações e em 1988 a banda participa da gravação ao vivo do Lp chamado INDEPENDÊNCIA OU MORTE (ATAQUE FRONTAL) com as bandasNÃO RELIGIÃO e GRINDERS. Em 1989 o LOBOTOMIA grava seu segundo albúm individual chamado  NADA É COMO PARECE (COGUMELO RECORDS) e a formção até então era: Marco (Vocal), Flavio (Baixo), Paulão e Billy (Guitarras) e Grego (Bateria). Mas no início dos anos 90 a banda se dissolveu e se só retornou  em 2004.
2) Quais as influências musicais e qual o estilo vocês tocavam quando começaram e quais são as influências e estilo que vocês tocam agora?
O som da banda sempre foi hardcore com influências de bandas Finlandesas como RATTUS, TERVETKADET, Inglesas como DISCHARGE, ENGLISH DOGS, ANTI-SYSTEM em outras. E com a nova formação com ZÉ GUITARRA. FRALDA BAIXO, MARCÃO VOCAL E GREGO BATERIA, A banda tenta manter o mesmo estilo mas é claro que com a formação nova sempre muda um pouco o estilo das músicas mas a idéia continua a mesma.
3) Como era a cena independete quando vocês começaram e como é agora? O que melhorou e o que piorou?
A cena dos anos 80 foi talvez uma das melhores em realção ao som underground. Hoje em dia melhorou só na parte de divulgação, muitas bandas aparecem mas sem nenhuma identidade,  parecem que só pensam em ser famosos mas não divulgam nenhuma mensagem que façam as pessoas refletirem... Quer dizer são um bando de gente POP.
4) A banda segue alguma filosofia de vida ou carrega algum rótulo ideológico?
Sim a banda tem a filosofia de não se deixar se levar por idéias hipócritas. Somos contra o governo que luta contra o povo e não conhecemos nenhum governo que lutou pelo seu povo.  Somos contra Igreja que usa seu poder para abusar dos ignorantes. Somos contra a violência gratuita e somos a favor da UNIÃO DAS PESSOAS   para um mundo melhor... sem corrupção, fome, violência e sem querer apunhalar o próximo pelas costas.
5) Afinal, o punk morreu ou não morreu?
Acho que não, ainda existem pessoas que lutam pelas suas crenças e não se deixam se levar pela mídia, esta sim manipula as pessoas e elas nem percebem que são como um gado sendo levado para o matadouro, só obedecem as ordens dos SENHORES sem ao menos refletir se é bom ou não... apenas consomem.
6) O Lobotomia segue atualmente um som mais crossover. O Ratos de Porão foi "crucificado" como traídores do movimento punk por misturarem o punk com o metal. Vocês também foram discriminados por isso?
Não somos obrigado a fazer o que os outros querem. Isto não é liberdade. Se quisermos tomar outro rumo, o que as outras pessoas tem a ver com isso... Traidor é você votar nestes politicos e como sempre eles nos traem e nos roubam... Nós queremos a união e não desunião pois nós queremos a mesma coisa: LIBERDADE.
7) O Lobotomia tem participações em algumas coletâneas que são verdadeiros clássicos punk. Comente sobre alguma delas.
A primeira gravação do LOBOTOMIA  foi a coletânea ATAQUE SONORO onde foi onde abriu as portas para o LOBOTOMIA e realmente foi a primeira coletânea  com uma boa divulgação na época.
8) O que vocês acham da mp3? Ela ajuda ou prejudica bandas como o Lobotomia?
Somos a favor de qualquer forma de divulgação tanto que liberamos nossas músicas na Net.
9) Quais os projetos do Lobotomia pra um futuro próximo?
Ainda esse ano (2006) pretendemos lançar mais um Cd... NOS AGUARDEM!!!
10) Pra finalizar, deixem uma mensagem qualquer para os leitores da entrevista:
O segredo é o conhecimento, não deixe os outros pensarem por vocês. Só assim podemos mudar o que está errado... UM ABRAÇO DO PESSOAL DO LOBOTOMIA PARA TODOS OS FÃS E NÃO FÃS... NUNCA DESISTAM DE SEUS IDEAIS.

Voltar