Bandas Novas: Entrevistas:  Xasta

Por Bruno Feijão Genaro

Como surgiu a banda? Já houve mudanças na formação?

Tudo começou com um grupo de amigos formado por três preguiçosos: Wesley, Baton e Rene, no ano de 2002, compondo letras e músicas, porém sem nunca tomarem a iniciativa de montar uma banda, tocando apenas por curtição. E por coincidência todos assistiam um Seriado, chamado, Shasta McNasty onde uma banda de rock/rap que foi formada por tambem, três preguicosos: Scott, Dennis e Randy. Que ao invés de passar o dia ensaiando com a banda, eles preferiam mesmo e ver o movimento da praia, beber alguns drinques nos bares ou inventar mais uma ideia absurda para tornar suas vidas um pouco mais interessantes. Mas os três amigos brasileiros após comporem e começarem a divulgar suas músicas no condominio onde moravam e para o grupo de amigos da noite perceberam que poderia dar certo. Resolveram então entrar em uma banda que já existia chamada Maré Vermelha, onde permaneceram por 5 meses, quando então decidiram levar a frente o Projeto do XASTA em 2004, com a entrada de mais um integrante e da antiga Banda Maré Vermelha: Hercules.
Em Julho de 2004 fizeram a primeira choppada de divulgacao da banda, com um público de aproximadamente 200 pessoas, que já conheciam o repertório da banda. Em novembro de 2004 foram convidados para tocarem no evento Mac Dia Feliz do Mac Donalds filial Bay Market. Com boa aceitação do público atingindo com suas músicas todas as faixas etárias e classes sociais.
Em Março de 2005 gravaram o primeiro demo com 5 músicas mais conhecidas pelo público jovem niteroiense.
Em Abril de 2005, foram convidados para uma apresentação na Boate TOUCHE na Zona Sul de Niteroi, onde posteriormente foram convidados a participar do Projeto TOUCHE ALIVE nas noites de quinta-feira de junho de 2005 até a presente.
Em maio de 2005 também foram convidados para tocarem na Boate Stay na Região Oceanica de Niterói.
No dia 22 de Julho de 2005 foram convidados para tocarem juntos com CPM22 na 63a. EXPOCORDEIRO para um público de aproximadamente 6.000 pessoas.
Em agosto de 2005 continuaram no PROJETO ALIVE no PUB KALED em Niteroi.
Em seu primeiro show sob os olhares incredulos e desconfiados da juventude niteroiense a BANDA XASTA aparecia timidamente no cenário noturno da cidade.
Qual vai ser? e Quem foi que disse? acabaram angariando a simpatia do publico e contagiando a galera.
A prova de fogo foi na abertura do show do CPM 22 em CORDEIRO, mas que só confirmou o sucesso da banda para o publicoo que mesmo sem conhecer a banda cantou e dançou com seu ritmo pop-rock contagiante, deixando todo mundo quente para o show principal. O momento passado por Rene autor da musica quem foi que disse, reflete a tentativa do ser humano em manter vivo um exito, aspirando poder te-lo sempre que quiser, mesmo que seja perdendo um grande amor.
Essa talvez seja a maior influencia do XASTA, o cotidiano e todas as emoções que uma pessoa sente ao longo de sua existência.
Continuam desde então em sua jornada de levar a música como instrumento de união e diversão entre os jovens, falando a mesma linguagem de seu publico.
*Recentes
Radio Difusa - Entrevista com a banda
Jornal O Fluminense - Capa do segundo caderno Junto de outras bandas no dia 13/01/06.

Como se define o som e quais as principais influências?
Tocamos Pop Rock, principais influências são Capital inicial , Green day , Jota Quest e Silverchair.
Quem escreve as letras e quais os principais temas abordados?
São composições de Rene Saturnino Braga (Vocal), Os temas são variados: Amor, Politica, intrigas, decepções, etc. Basicamente a maioria fala de amor, mais não de forma melosa, fala do cotidiano.
A banda já possui demo ou álbuns?
Possui uma demo com 5 músicas disponiveis no site, Estamos pra gravar um novo CD.
Como é ser uma banda independente no Brasil?
É complicado, dinheiro faz muita diferença no Brasil. É muito dificil uma banda que não tem muitos recursos se firmar e são poucas as oportunidades para a divulgação do trabalho na mídia. Agradecemos a Sites como estes que nos dão a oportunidade de mostrar a nossa música.
Comente um pouco sobre alguns shows que marcaram a história da banda.
Show na Expocordeiro RJ, com um publico de aproximadamente 6.000 pessoas junto com a banda Cpm 22, tocamos após o show deles, em outro palco separado, não esperavamos que todo publico fosse ficar e curtir o show, realmente foi um dos shows que mais nos impressionou e incentivou para que continuassemos na estrada.
Quais os projetos para um futuro próximo?
Gravar um novo CD, já estamos com as músicas selecionadas só falta o dinheiro pra gravar! Mas vamos lutando, fazendo um show aqui outro ali, a gente consegue.
Como tem sido a reação do público que assiste pela primeira vez a banda?
O pessoal fica meio com um pé atrás no inicio, mais ao prestar atenção curte muito. A gente percebe isso porque o pessoal sempre volta, e todos os show estão lotando e é isso que a gente curte a diversão!
Desde que a banda iniciou suas atividades o que mudou e o que piorou? Está mais fácil para divulgar o trabalho e ter um apoio?
Aprendemos muito com o passar do tempo, como se postar no palco, como falar com o publico, como não se intimidar com o número de pessoas. Na verdade não estamos com dificuldades em arrumar shows, mas a intenção da banda não é fazer cover e sim música própria, tanto que em qualquer show da nossa banda sempre tocamos nossas músicas e o numero de pessoas que já cantam junto é surpreendente. Apoio ja não é tão facil de conseguir, estamos com um certo crédito no momento mas já passamos por dias piores.
Deixe uma mensagem pra finalizar:
Obrigado pela oportunidade, Sempre procuro Sites para divulgar cada vez mais a Banda, porque acreditamos no nosso som e no nosso público.


Contatos:
e-mail: koringa20@hotmail.com    
Tel: (21) 8108-6711
Site:
www.xasta.pop.com.br
Fotolog:
www.fotolog.com/xasta
TramaVirtual:
http://www.tramavirtual.com.br/xasta
Bandas de Garagem: http://www.bandasdegaragem.com.br/xasta
PureVolume: http://www.purevolume.com/xasta
PalcoMP3: http://xasta.palcomp3.cifraclub.terra.com.br/
Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=236024
MSN: koringa20@hotmail.com (Rene)


Voltar