Matérias: Linux, o sistema operacional livre! Use!

"Na verdade, há apenas duas classes de homens, os despertos e os adormecidos; os primeiros são aqueles que já acordaram do sono bruto da indiferença, no qual os outros ainda estão miseravelmente imersos. Um sono imbecializante, que lhe faz crer que a vida se resume a meia dúzia de funções orgânicas, exceto a mais nobre: a de usar os seus próprios cérebros para criar algo de belo que os torne felizes como um deus e isto, somente alguém dotado de curiosidade pode fazer, ou seja, alguém desperto."
Livro: Histórias da Mitologia Nórdica
Citação de Odin(página 137)

GNU - Um projeto iniciado por Richard Stallman em 1984, com o objetivo de criar um sistema operacional totalmente livre, que qualquer pessoa teria direito de usar e distribuir.

Apesar de termos uma revolta interna a respeito da passividade social e da injustiça cotidiana, a maioria da população está condicionada as regras e ações de uma grande empresa americana. Um campo verde e um céu azul, essa é a realidade que nos colocam. Esse "produto" é um Sistema Operacional que mascara o corte de nossa liberdade com um visual belo e designe arrojado.

Talvez nem pensemos nisso, mas essa questão vai além do fator dinheiro. É uma questão de princípios e filosofia. Venho falar de Software Livre.

Citação do site da GNU - http://www.gnu.org/philosophy/free-sw.pt.html
-----------------------------------
"Software Livre" é uma questão de liberdade, não de preço. Para entender o conceito, você deve pensar em "liberdade de expressão", não em "cerveja grátis".

"Software livre" se refere à liberdade dos usuários executarem, copiarem, distribuírem, estudarem, modificarem e aperfeiçoarem o software.
-----------------------------------

Livre para tentar corrigir o que você acha que está errado, livre para distribuir seu conhecimento a outros, mesmo em troca de pouca coisa ou nada, livre para pensar!

Questões como liberdade e outras são em sua maioria nunca antes pensadas por usuários de Software Proprietário, ou seja, a maioria das pessoas.

Mas além disso temos também os famosos cartéis, aliás, onde não temos isso?
Empresas que fabricam Hardware se associam aos fabricantes de Software, para forçar as pessoas a adquirirem novas tecnologias, mesmo que essas não desfrutem nem de 50% dela.
E isso é feito com o aumento da potência do seu software, exigindo mais de seu computador, exigindo que você compre cada vez mais placas novas.
Assim você se mantém atualizado de acordo com os moldes que as grandes empresas de software e hardware desejam, utilizando máquinas super robustas, que serviriam como servidores, mesmo que você use apenas um editor de texto e a internet.

Isso tudo talvez seja fruto de mal costume, falta de conscientização e principalmente medo do desconhecido, que seria a troca por uma outra ferramenta.

Comentando a respeito de Sistema Livre com conhecidos, tive a surpresa de que muitos deles nunca tinham ouvido falar, e outros achavam que somente usuários muito experientes poderiam utilizar outro sistema além do Proprietário. Mostro aqui que é muito simples utilizar outro sistema e se ver livre da hipocrisia capitalista: http://linuxval.free.fr/winlin/

Estão sendo feitos muitos esforços para que seja distribuído o mais rápido possível cópias originais do sistema livre. Uma empresa, chamada Canonical, que se localiza numa ilha próximo a Inglaterra está distribuindo gratuitamente uma distribuição linux para qualquer lugar do mundo. Eu pedi a quantidade mínima e dentro de 4 semanas recebi quatro caixas de cd, cada uma contendo 2 cds. Essa distribuição se chama Ubuntu (Eu sou o que sou pelo que todos somos) e você pode pedir os cds através do site: http://www.ubuntulinux.org/

Além de tudo você tem atualizações simples e freqüentes, sendo que uma nova versão do sistema é feita a cada 6 meses. Tornando assim as alterações gráficas menos traumáticas, a segurança em dia e um sistema moderno.

Um bom sistema operacional, sempre deve vir acompanhado de um bom fórum: http://ubuntu.linuxval.org

Depois de algumas leituras você verá que além de tudo isso você terá um sistema melhor, mais leve e mais adequado as suas necessidades, com toda a flexibilidade que você desejar. Tendo orgulho de dizer que usa um sistema livre a outros usuários.

* Alguns dados:
- Você pode verificar um ranking das distribuições Linux nesse site: www.distrowatch.com
Perceba o nome da que comentei está no topo da lista.
- Foi registrado na Revista Info de Janeiro de 2006 que 74% das 100 maiores empresas usuárias de Tecnologia no país usam Linux.

Nada mais justo do que ter dados, idéias e soluções trafegando livremente pela web e em um sistema completo que tem mais de 17.000 programas a sua disposição.
Copie, seja livre!
Use Linux.


Por: Rafael


Voltar