Bandas Fascistas? Que Piada!

É assustador a quantidade de tópicos em fóruns de sites, e-zines e orkut perguntando: "Tal banda é fascista?", ou então afirmando "Essa banda é fascista...". O pessoal de hoje em dia não tem mais o que fazer mesmo. E não são algumas bandas, são várias como: Ratos de Porão, Calibre 12, Olho Seco, Garotos Podres, The Exploited, The Casualties, Discharge dentre muitas outras. Bom separei alguns materiais para esclarecer o porquê os chamam de fascistas e explicar o porquê dessas bandas não serem fascistas, vou falar do Ratos de Porão, Calibre 12, Olho Seco, Garotos Podres e Exploited. Primeiramente, o que é fascismo? Bom, os regimes fascistas surgiram na Alemanha e na Itália nos anos trinta e são o exemplo mais elaborado dos regimes totalitários capitalistas. Totalitário, porque nestes regimes o exercício do poder político não resultou de eleições livres e a oposição é interdita; capitalista, porque ocorrem em sociedades cuja estrutura econômica se fundamenta na propriedade privada dos meios de produção. E hoje em dia qualquer forma de preconceito é conceituado fascismo.
Ratos de Porão: O caso do Ratos de Porão não é nem serem chamados de fascistas, os "punks" os chamam de traidores do movimento. Um dos motivos deles terem esse apelido é de quando o João Gordo (vocalista do Ratos de Porão) começou a trabalhar na MTV, ele se rendeu ao capitalismo, pois a MTV querendo ou não é uma emissora da moda e voltada ao capitalismo. Mas como o próprio João afirma em várias entrevistas: "Nos chamam de traidores, eles falam isso porque não são eles que estão na minha pele, mais você tem que se sustentar ainda mais agora que eu estou com uma família e a MTV é um emprego como outro qualquer". E é verdade qualquer um que trabalha está envolvido no sistema capitalista, hoje em dia tudo que envolve dinheiro já está ligado ao capitalismo. O outro motivo é que quando saiu o álbum "Crucificados pelo sistema" ele fazia uma junção de punk e metal se tornando do que chamamos hoje de "crossover", mais me fale uma coisa: E daí que a banda toca punk metal??? O que importa são as letras da banda, a mensagem que a mesma quer passar e agora me responda: Você já leu alguma letra dos Ratos??? Se não leu, leia e verá os "traidores" que eles são. Que piada!
Olho Seco: A fama do Olho Seco de serem fascistas é bem complicada porque envolve o que eles passavam na época e a maioria dos que chamam o Olho Seco de fascistas eram crianças ou nem eram nascidos nessa mesma época. O que acontece com o Olho Seco é que na música "Nada" dá a impressão de que a letra é fascista. Veja algumas partes da letra: "Você deveria proibir a migração do povão... ...A praça Princesa Isabel já virou clube de camping... ...e você o que está fazendo sentado atrás desta mesa? Nada! Nada! Nada!", se você ler essa letra sem pesquisar depois o significado dela, com certeza você irá chamar o Olho Seco de Xenofóbico. Mas ao meu ver essa letra não passa de um protesto mal entendido pelos ouvintes, eles não quiseram dizer que não gostam do "povão" (principalmente nordestinos e imigrantes em geral) e sim quiseram dar uma alternativa aos políticos, porque com o povo vindo para São Paulo em busca de uma vida melhor, a maioria das vezes acabam ficando desempregados e isso gera pobreza, e o que o Olho Seco sugere é que os políticos proibissem o povo de vir para cá com isso eles vão ter uma vida melhor na terra deles ou também ao invés dos políticos ajudarem esse povo, não, eles ficam atrás da mesa sem fazer NADA. Agora procure ler as outras letras do Olho Seco!!! Você acha que essa banda é fascista? Por favor, né? Que piada!
Calibre 12: O que fizeram com o Calibre 12 foi uma tremenda de uma palhaça. Acompanhe, Hangar 110 (SP), a maior casa de shows underground do país, dias 3 e 4 de novembro de 2000. Panfletários com centenas de papéis nas mãos distribuem “acusações” gratuitas sobre um Exploited fascista que se apresentaria ao lado de outra banda fascista segundo os próprios. A banda em questão, é o Calibre 12. Você consegue atribuir isso à uma banda punk de protesto como é o Calibre 12? Uma banda que possui letras de protesto, e que faz um som pesado? Pois bem, acredite. Calibre 12 nunca foi fascista!!! É pra rir ou pra chorar??? Que piada!
Garotos Podres: Os Garotos Podres passa pelo mesmo problema do Olho Seco, letras escritas em épocas passadas que hoje em dia são lidas e associadas ao fascismo. O que acontece com os Garotos Podres é na letra da música Füher. Veja: "Os imundos querem dominar o mundo, com o poder de suas armas, sob a sua estrela maldita fanáticos religiosos, assassinos malditos, filhos de Israel, Eu quero mata-los! Führer, mein führer, onde está você?". Essa música é uma crítica à postura tirana e imperialista de Israel com relação a matança de palestinos, da construção de colônias na Cisjordânia e da ocupação de Territórios do Egito, Jordânia e Síria, sem falar no apoio que eles dão aos EUA dentre outras atrocidades... Führer é como era conhecido Hitler. Führer em alemão significa: o imperador, o comandante. Algo assim. Garotos Podres não tem nada a ver com nazismo e fascismo. Essa é uma musica feita de arreganho. Tem também mais duas músicas polêmicas: "Fernandinho Viadinho" e "Skinhead Girl". Na música Fernando Viadinho só pelo título dá pra se associar o Garotos Podres serem homofóbicos, se eles são mesmo eu não sei, eu sei que os Garotos Podres é banda comunista e deseja a igualdade para todos, nada de fascismo. E na música Skinhead Girl a acusação feita é que eles apóiam o movimento Skinhead, e pela milésima vez eu falo, vá na coluna "movimentos" no nosso menu ao lado e procure o que é Skinhead. Skinhead não é nazista, neonazista, fascista, os White Powers que são! Tem gente que associa aos Skinheads aos White Powers, mas não confunda: White Powers não são Skinhead e os White Powers que apoiam o nazismo e não os Skinheads!!! E aí, os Garotos Podres é uma banda fascistas??? Claro que não!!! Que piada!
The Exploited: Existem diversos boatos sobre o Exploited ser fascista, não sei se os boatos são verdadeiros e vou esclarecer baseado nas minhas fontes. Vou colocar todos os boatos aqui, mas não sei dizer se todos são verídicos, então não podemos chegar à uma conclusão exata. Bom uma das coisas que acontece com o Exploited é que o líder e vocalista da banda Wattie tem certas intrigas com Jello Biafra, vocalista da banda Dead Kennedys. E nessas contendas Jello Biafra escreveu a música "Nazi Punks Fuck Off" que fala "os punks não morreram mas deveriam", porque o Exploited tem uma música chamada "Punks Not Dead" (O Punk Não morreu), então Wattie chamou ele de viado, essas coisas, aí está a primeira críticas, "o The Exploited é homofóbico e então é fascista", mas de acordo com o que sei é que até então o ex-guitarrista da banda, "Big" John Duncan, era gay assumido, e me fale como que um homofóbico monta uma banda com um gay? Nessa intriga o Exploited em várias versões ao vivo da musica "I Hate You" antes de começar ele à dedica pra Jello Biafra. Bom, que as duas bandas não se gostam é verdade, mas se Wattie chingou mesmo Jello, isso eu não possso afirmar, são apenas boatos. Dizem também que numa entrevista Wattie falou que odeia árabes, negros e asiáticos , e que ele sempre foi patriota e anticomunista, e são associados no National Front na Inglaterra, o mesmo partido do cantante do Skrewdriver (banda white power), e se encontrou várias vezes com o cantante de Skrewdriver e no remorse em pubs de Inglaterra. E Wattie tem tatuado na cabeça skinheads NS, que ele sempre disfarça com rouge nos shows. Isso também não afirmo, pode ser que seja verdade pode ser que não. Tem também as critícas por causa que o Exploited participou de uma coletânea oi! no inicio dos anos 80, dai é aquela velha confusão do oi! com o lance dos nazi, dai acabaram sendo taxados de nazi. As bandas era rash, um tipo de anarco e red skin, mas parece que teve integrante de bandas que participaram desse coletânea que se voltou pro lado negro da coisa, ou seja, viraram white power. Pode ser conversa afiada, mas não sei né, vai saber? Na minha opinião o Exploited não é uma banda fascista, tudo não passou de um mau entendido, todas as letras deles são protestos e músicas anarquistas, eles escreveram "I Believe In Anarchy" (Eu Acredito na Anarquia) e como eles podem ser anarquistas e fascistas??? Pra mim isso tudo não passa de uma piada, longa vida ao Punk Rock. Espero ter esclarecidos dúvidas encontradas em diversos fóruns perdidos pela internet.



Voltar